Espuma orgânica criada no Brasil pode despoluir oceanos

A tecnologia é uma das maiores aliadas da sustentabilidade e da preservação ambiental.

Na luta para despoluir oceanos, o Brasil acaba de contribuir com uma invenção que consegue absorver óleo da água e torná-la limpa outra vez.

Fotos: Divulgação

Chamada de Fohm.Life, a solução foi criada pelo colombiano Lauro Cuevas, que mora no interior de São Paulo.

A espuma é capaz de sanar problemas ambientais causados pela presença de óleo de origem vegetal ou mineral na água.

Como funciona?

A substância é semelhante a uma espuma, mas obtida a partir de qualquer insumo orgânico que contenha açúcar ou óleo. Pode ser feita com material de descarte, solucionando problemas de produção e garantindo um custo baixo.

Com insumos de base fáceis de serem encontrados, a substância consegue ser sustentável desde sua logística até o seu preço final. Completamente biodegradável, ela se desintegra no meio ambiente em 28 dias.

A espuma orgânica é um tipo de polímero criado no Brasil que consegue absorver óleo da água, o que pode resultar na despoluição de rios, mares e oceanos.

A Fohm.Life pode até mesmo contribuir para a reutilização do óleo absorvido, que fica concentrado até que seja retirado da “esponja”.

O polímero 100% brasileiro pode ser usado também como adubo orgânico. A aplicação é indicada tanto em pequena escala, no âmbito doméstico, na retirada de óleo industrial descartado, quanto em grande escala, como em manchas de óleo no oceano.

Confira o vídeo e compartilhe essa ideia inovadora!

 

Fohm.Life from coletivoamordemadre on Vimeo.

Via Razões para Acreditar.

Comentários