O ciclo da reciclagem e a importância de escolher produtos sustentáveis

Estudo divulgado pelo site The Conversation sobre o perfil de reciclagem na Austrália chama atenção para um dado importante: o aumento da geração de resíduos.

Apesar de os projetos de reciclagem estarem aumentando ao longo das décadas, a população australiana continua produzindo muito lixo e adquirindo itens não reciclados. A conta não fecha.

A discussão é relevante para refletirmos também sobre a situação brasileira. Não basta reciclar ou incentivar o consumo de insumos reciclados e recicláveis. É preciso reduzir e fazer escolhas melhores

A reciclagem não é suficiente

A maioria das conversas sobre reciclagem só discute o lado da “oferta”, ou seja, fala como as coisas são recicladas. Mas também é importante reconhecer o lado da “demanda”: o que acontece com o material reciclado?

Um sistema de reciclagem forte requer um circuito fechado, onde há demanda por produtos feitos de material reciclado. O aumento da procura apoia uma economia mais circular, proporcionando um incentivo ao investimento na reciclagem de regimes de recolha e infra-estruturas.

Bloco reciclável da Moleco

Como apoiar o ciclo da reciclagem?

A maioria de nós só pensa em reciclagem quando estamos descartando algo. No entanto, é muito mais eficaz pensar sobre a reciclagem quando estamos adquirindo.

Quem quer ser um reciclador bem-sucedidas podem aumentar a demandacomprando de volta” sua reciclagem. Procurando produtos reciclados, como papel de embrulho e cópia, caixas, recipientes de plástico e embalagens, materiais de escritório, além de itens maiores, como móveis.

Reciclado é mais legal!

Escolha produtos sustentáveis

Ao considerar a compra de um produto, devemos pensar sobre o desperdício que será produzido quando chegarmos em casa. Podemos escolher comprar produtos com menos embalagens, reduzindo, assim, a quantidade de resíduos que precisam ser reciclados. Podemos comprar itens reutilizáveis em vez de itens descartáveis de uso único.

Novos movimentos sociais também estão tentando incentivar as pessoas a serem ainda mais criativas sobre como evitar o desperdício, introduzindo conceitos como “reparação” e “re-gifting” (presentear com o que já se tem).

Valorize o reciclado, escolha Moleco!

A reciclagem é vital para reduzir o uso de recursos e resíduos, mas também é importante que seja um estímulo a um estilo de vida mais sustentável.

 

 

 

 

Leia o texto completo (em inglês) aqui.

Comentários