Artistas para conhecer e celebrar o Dia do Grafite

O Dia Nacional do Grafite, celebrado em 27 de março, foi criado em homenagem ao pioneiro do grafite no Brasil, Alex Vallauri.

Artista de origem italiana, radicado no Brasil, morreu em 27 de março de 1987.

Painel de Alex Vallauri

 

Por muito tempo visto como irrelevante ou até mesmo criminoso, o grafite hoje é considerado uma forma de expressão dentro das artes visuais, reconhecido como street art ou arte urbana, e deve ser valorizado.

Obras e artistas para conhecer

Artistas grafiteiros aproveitam os espaços públicos para criar uma linguagem intencional e interferir na cidade. Selecionamos alguns dos nossos preferidos para o post de hoje no Blog Moleco!

Natalia Rak

Polonesa, graduada em Artes. Um de seus trabalhos mais conhecidos é o painel abaixo, localizado em Bialystok, na Polônia. Seus painéis são sempre muito coloridos e, em sua maioria, representam mulheres e meninas.

O painel interage com a árvore em Bialystok, Polônia

Eduardo Kobra

Brasileiro, admirado em todo o mundo. Começou sua carreira como pichador, depois se tornou grafiteiro e hoje considera-se um muralista.

Tornou-se conhecido pelo projeto Muro das Memórias em São Paulo, em 2005, onde retratou cenas antigas da cidade. Além da capital paulista, diversas cidades brasileiras contam com suas obras, inclusive o Rio de Janeiro (imagem). Também tem obras em outros países, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Suécia e Polônia.

Rio de Janeiro, Brasil. Painel no Porto do Rio para as Olimpíadas 2016.

Os Gêmeos

Os Gêmeos (OsGemeos) são uma dupla de irmãos gêmeos grafiteiros de São Paulo, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo.

Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram e, gradualmente, tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política.

 

Vancouver, Canadá

Banksy

Veterano artista de rua britânico cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, mas também em Londres e em várias cidades do mundo.

Seus trabalhos são repletos de referências à decadência moral da contemporaneidade e trazem comentários sociais e políticos.

Sempre há esperança. Banksy, 2002.

 

Comentários