Dicas para cozinhar sem desperdício

Jogar comida fora é um dos piores desperdícios que a gente pode ter na rotina – principalmente sabendo dos milhões de seres humanos que ainda passam fome em todo o Planeta.

Para mudar essa atitude, uma máxima é válida:

Na cozinha, nada se perde, tudo se aproveita.

O que a gente precisa é saber planejar e organizar a despensa, para preparar os alimentos na quantidade certa e tirar o máximo proveito de cada pedaço de legumes, verduras, frutas, carnes e demais produtos.

Para que um alimento seja produzido, muitos recursos e trabalho são utilizados – além de todos os gastos como embalagem e logística até chegar ao consumidor final. Por isso, é importante aproveitá-los ao máximo, inclusive partes que são muitas vezes desprezadas como a casca, os talos e as folhas, que contém nutrientes e fibras importantes para a nossa saúde.

O alerta acima vem do site do Instituto Akatu, que fez uma lista de receitas com cascas e talos que podem revolucionar seu jeito de olhar para muitos alimentos.

Confira as receitas aqui.

Conhecer bem sua cozinha é o primeiro passo para acabar com o desperdício – Reprodução Mesa Brasil

O projeto Mesa Brasil, do Sesc-SP, também tem um livro de receitas com aproveitamento integral de alimentos, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Outra dica ótima é acompanhar a série de vídeos “O que tem na geladeira“, da Rita Lobo. Ela ensina a aproveitarmos o que já temos à disposição, sem deixar aquela verdura ou legume ficar na geladeira sem uso, até estragar.

 

Rita Lobo também tem uma temporada inteira de seu programa Cozinha Prática sobre reaproveitamento. Vale a pena navegar pelas receitas e aprender a lidar melhor com cada um dos ingredientes que você escolhe para cozinhar.

Reaproveitamento com sabor e muito estilo. Reprodução – Cozinha Prática

Cozinhar é um ato de amor, com você, com os seus e com o mundo! <3

Comentários