App propõe solução logística para o desperdício de comida

Por mais que a gente fique atento à data de validade dos alimentos quando estamos fazendo compras, nem sempre a gente consegue consumir antes do vencimento. Talvez esse seja um dos maiores fatores de desperdício de comida no nosso dia a dia e para combater esse hábito é preciso muita organização – e uma ajuda da tecnologia!

Um grupo de engenheiros desenvolveu o BestB4, um aplicativo colaborativo que permite oferecer e comprar produtos antes que eles percam a validade.

Solução logística contra o desperdício

O trabalho consumiu 40 horas da equipe e resultou em uma ferramenta de busca que permite procurar pelo nome do produto e localizar as ofertas em uma região definida. O preço, a quantidade e a data de vencimento são informados ao usuário, para que ele decida se vale a pena fazer a compra.

Em busca de apoio

O BestB4 recebeu menção honrosa no Big Hackathon, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Instituto Campus Party, realizado em janeiro na Campus Party, com apoio do Sebrae.

Em sua décima edição, o Campus Party se uniu ao Pnud para propor um desafio a seu público: desenvolver soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também fomentar o empreendedorismo inovador.

Com a chancela do Pnud, o grupo que desenvolveu o BestB4 está buscando recursos para desenvolver a versão comercial do aplicativo, que contribui para a produção e o consumo conscientes, com benefícios tanto para a sociedade como para o meio ambiente.

Acesse o site do BigHack10 e saiba mais sobre o projeto.

Via Akatu.

Comentários