3 atitudes conscientes para um carnaval mais sustentável

Tá chegando – em muitas cidades, já começou – a festa mais alegre e divertida do calendário brasileiro!

Carnaval em Olinda (PE). Crédito: Creative commons/Jan Ribeiro/ Prefeitura de Olinda

Nosso carnaval mobiliza multidões de norte a sul, promove a integração de grupos e tribos, movimenta a economia e ainda celebra nossa cultura múltipla e diversa!

Mas todo ano a gente traz alertas importantes aqui no Blog Moleco sobre como é importante manter uma atitude consciente durante a festa.

Destacamos as três dicas que a equipe Moleco considera mais importantes para quem quer uma folia mais sustentável:

Cuide do lixo

Repensar o uso de confete e serpentina é uma maneira de reduzir o lixo no Carnaval

Vai pra praia? Pro bloquinho? Desfilar na avenida? Cuide do seu lixo.

Não é porque as prefeituras têm uma equipe de limpeza urbana que você vai simplesmente deixar um rastro de sujeira por onde passar, na rua, na areia ou no meio do mato. Repense o uso do confete e serpentina, descarte latinhas, copos e garrafas em locais adequados.

Essa dica vale para a vida, não só para o Carnaval, mas é importante que a gente tenha em mente durante os dias de folia porque muita gente acha que no Carnaval todas as regras de civilidade estão suspensas. Não estão, viu?

Cuide da água

Falta de água é coisa séria!

Essa vale principalmente para quem viaja para cidades menores que ficam superlotadas na época do Carnaval. São frequentes as histórias de falta de água nesses cenários, porque as cidades nem sempre estão preparadas para o volume de gente que vem de fora.

As consequências são horríveis para os foliões e também super prejudiciais à vida dos moradores e trabalhadores da região. Por isso, cuide da água. Não desperdice.

Tome banhos curtos, feche bem as torneiras e não pense em brincar de se refrescar com um bem tão precioso, principalmente se você está em uma cidade que já sofre com a falta de água.

Recicle!

Bela inspiração para uma fantasia com roupas que você já tem em casa! 😉

Essa regra vale principalmente pras fantasias. Já pensou no tanto de lixo que é gerado a cada ano com pedaços de tecido, plástico e papel que saem dos blocos direto para o lixo?

Antes de comprar itens descartáveis para se fantasiar, observe com cuidado o seu armário, pesquise na internet por opções que você pode fazer com o que já tem em casa, capriche na maquiagem e compre menos.

É bom para o seu bolso e para a natureza, e ainda ajuda na missão número um, pois reduz a quantidade de lixo circulando por aí!

Ainda essa semana traremos mais dicas para um consumo consciente no carnaval.

Qual a sua dica? Compartilhe com a gente! 😉

Comentários