Dia da Terra: celebrar para conscientizar!

earthdayO primeiro Dia da Terra foi celebrado em 1970, nos Estados Unidos. Tantos anos depois, por que é importante continuar com as comemorações de 22 de abril relacionadas ao Planeta?

Um pouco da história…

A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador americano Gaylord Nelson após ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969.

No dia 22 de abril do ano seguinte, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas.

Em 2009, a ONU ratificou a necessidade de mobilização em torno do Planeta com a oficialização do Dia Internacional da Mãe Terra, para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

A data presta homenagem ao nosso planeta e ao lugar que nele ocupam os seres humanos, e também tem a intenção de chamar a atenção para a falta de atenção dos humanos para com os recursos e os ecossistemas que suportam a vida na terra.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que, neste ano de 2015, devemos voltar nossas ações para as questões climáticas, para a igualdade de gêneros e para o desenvolvimento dos países. Assim, é importante celebrar a data, mas não com a intenção de festejar. O objetivo principal é mobilizar ações que possam fazer a diferença, em benefício do Planeta.

Como você está contribuindo para este cenário?

Comentários