Para pensar uma Páscoa Sustentável

Mesmo em feriados diretamente relacionados ao consumo, como o Natal e a Páscoa, é importante refletir sobre nosso ciclo de aquisição de presentes e chocolates e pensar: meu consumo é sustentável ou impulsivo? Direcionado pelo comércio ou pelo significado da data?

Independente de crenças ou conceitos religiosos, sempre é tempo de parar e refletir sobre nossos hábitos e escolhas!

A Páscoa sugere intenso consumo, seja de doces ou pratos típicos como a bacalhoada de domingo. Junto com a alimentação, muitas vezes exagerada, vem também o excesso de papel e o descarte incorreto. Para as crianças, é importante gerar uma reflexão acerca desse período.

Uma Páscoa consciente é possível!

  • Você pode optar por comprar menos chocolates, selecionando os de tipo orgânico, livres de agrotóxicos e cuja produção envolve um processo integrado, desde a lavoura até o processamento final na fábrica.
  • Nem sempre encher as pessoas de chocolate é uma boa maneira de demonstrar carinho. Muitas vezes, um cartão com palavras significativas tem mais efeito e sentimento!
  • Se você quer decorar a casa, aproveite itens que já tem ou a decoração que usou em anos anteriores!
  • No domingo, depois da distribuição dos ovos, separe adequadamente os tipos de papel e encaminhe para a reciclagem! É sempre bom observar também se as empresas não possuem opções de embalagens em papel reciclado!
  • Diminua as opções de prato no domingo e evite o desperdício! Pense na quantidade adequada para a família e prefira os itens orgânicos e típicos da estação.

O mais importante é lembrar que a Páscoa é um tempo de renovação, marcada pela oportunidade de recomeçar e estabelecer novas relações com as pessoas e o meio ambiente. É nesse espírito que a Moleco incentiva a mudança de atitudes e deseja para vocês…

Bom feriado a todos!

Comentários

Participe do Blog deixando um comentário =)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *