Educação ambiental para crianças

Ainda no clima de volta às aulas, que tal dedicar um pouco do seu tempo para ensinar às crianças a importância da educação ambiental?

Dar o exemplo é o primeiro passo para garantir que os pequenos repitam os bons hábitos de respeito à natureza e consumo consciente. Mas outras estratégias dinâmicas e divertidas auxiliam o processo de aprendizado.

No blog Embalagem Sustentável, a designer Elisa Quantim reuniu uma seleção de jogos para a sustentabilidade. Embora nem todos sejam indicados para crianças, é interessante notar o quanto a indústria dos brinquedos já tem se preocupado em inserir a temática da sustentabilidade em jogos clássicos, como o Banco Imobiliário. Em sua nova versão, ele foi desenvolvido em papel reciclado e peças de “plástico verde”.

Brincando de ser sustentável

Em 2009, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, lançou o Programa Criança Ecológica, projeto inovador que envolve alunos de escolas públicas e particulares em questões ambientais. Alguns vídeos, como o disponível abaixo, podem ser encontrados no YouTube ou no site do projeto e utilizados nas aulas que tratam dos temas:

Outras iniciativas voltadas para a educação ambiental de crianças estão espalhadas por toda a web, como as páginas do site Smart Kids e Meu Planetinha.

Você conhece ou participa de algum projeto? Partilhe conosco!

Comentários

Sem comentários

Participe do Blog deixando um comentário =)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *